Consumidor ‘50+’ é tema de Workshop promovido pela ABIHPEC
Envelhecimento da população e novas tendências impulsionam inovações no setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
Responsáveis por grande parte da movimentação da economia do país, os consumidores da faixa etária dos “50 anos+” estão entre os que mais se preocupam com os cuidados com a saúde e com o bem-estar. Por este e outros motivos, o setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos está atento a este público, e prova disso foi o workshop “Cosméticos para o Universo 50+, a evolução do conceito antiaging”, realizado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), em 6 de junho.
Dados do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a população do País está
envelhecendo. O número de pessoas acima dos 60 anos deve quadruplicar até 2060,
com a expectativa de vida atingindo 84 anos, seis a mais do que hoje. De acordo
com a gerente de Novos Negócios do Instituto Locomotiva, Carolina Nacle, que
palestrou no evento da ABIHPEC, o mercado consumidor com 50 anos ou mais
movimenta R$ 1,8 trilhão por ano.
“Muitas das inovações do nosso
setor são motivadas pelas mudanças nas características da população. Com a
elevação da expectativa de vida, buscamos novas soluções no desenvolvimento de
produtos que entreguem os benefícios que esse público necessita. E para
entender o Consumidor 50+ e suas necessidades, trouxemos vários aspectos
ligados às características da pele desses indivíduos”, conta a gerente de
inovação da ABIHPEC, Marina Kobayashi.
O evento reuniu especialistas da
indústria para discutir tendências de consumo e questões relacionadas ao
desenvolvimento de produtos capazes de garantir saúde, proporcionar qualidade
de vida e autoestima.
A médica dermatologista, Flávia
Ravelli, mostrou os diversos fatores envolvidos no envelhecimento. Alertou, por
exemplo, que questões como a radiação não-ultravioleta, a poluição, a má
nutrição, o stress e a falta de sono também interferem na saúde da pele.
Seguindo uma linha similar, Maria Inês Harris, diretora do Instituto Harris,
trouxe imagens de estudos que mostram como as variações genéticas e as mudanças
estruturais de células também contribuem para mudanças na derme.
Já a gerente de marketing técnico
da PIC Química, Sara Bentler, abordou a descoberta da alfa cristalina como
solução para resgatar a luminosidade da pele de pessoas com 50 anos ou mais, já
que a opacidade e a baixa luminosidade são queixas recorrentes de consumidores
desta faixa etária.
Considerando que o envelhecimento
aparece no corpo de várias maneiras, não apenas na pele em si, questões
relacionadas ao desgaste do couro cabeludo e unhas foram abordadas nas
palestras apresentadas por Dáphine Clemente, coordenadora de avaliação clínica
e instrumental da L’oréal, e Gustavo Dieamant, gerente de P&D do Grupo
Boticário.
Outra apresentação que chamou a
atenção do público foi a apresentada por Flávia Addor, diretora técnica do
Grupo Medcin. Na ocasião, a palestrante contou como a descoberta de novos alvos
celulares podem proporcionar sensações e conforto durante o cuidado com a pele,
colocando isso como um potencial diferencial de marcas.
Por fim, Carlos Praes, presidente
do Conselho Científico-Tecnológico da ABIHPEC e diretor do Innovabeauty,
relatou curiosidades e tendências na área de pesquisa e desenvolvimento de
produtos destinados aos mais velhos. Praes abordou a evolução de tecnologias
que sustentam as inovações científicas no segmento de skin care, como a
aplicação de recursos de inteligência artificial e nanotecnologia.
“Reparem que, hoje em dia, já é
possível o aparelho celular nos informar qual fator de proteção solar devemos
aplicar de acordo com a incidência da luz do sol em determinado dia, hora e
região em que nos localizamos”, lembrou o especialista em um dos exemplos que
abordou no evento.
O presidente-executivo da
ABIHPEC, João Carlos Basilio, ressaltou a importância de a indústria acompanhar
as transformações na população. “Desenvolver produtos capazes de garantir a
saúde o bem-estar das pessoas é uma das principais premissas do nosso setor.
Portanto, estarmos bem munidos de informações como as compartilhadas no
workshop é essencial para nosso bom direcionamento”, afirma.
Sobre a ABIHPEC
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) é uma entidade privada sem fins lucrativos, com a finalidade de reunir e representar – em âmbito nacional e internacional – as indústrias do setor, instaladas em todo país e de todos os portes, promovendo e defendendo os seus legítimos interesses, por meio de ações e instrumentos que contribuam para o seu desenvolvimento, buscando fomentar a competitividade, a credibilidade, a ética e a evolução contínua de toda a cadeia produtiva. Mais informações: www.abihpec.org.br
Fonte: ABIHPEC
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